Energia Fotovoltaica
"Além das soluções, projetos e instalações elétricas, a EngeBull tem promovido a implantação de sistemas solares para produção energética, utilizando energias renováveis. Temos desenvolvido estratégias e soluções para que a sociedade possa usufruir do que a natureza nos oferece de graça, e com o tempo os projetos de auto consumo se pagarem e gerarem energia sem custo. Sempre observando a melhor qualidade e garantia de 25 anos. A flexibilidade da tecnologia utilizada nos permite prover soluções adequadas às necessidades de energia. Temos grande foco inclusive em zonas rurais, locais com difícil acesso à rede de distribuição elétrica. Caminhamos junto com a tecnologia a nosso favor e todos os seus recursos a serviço do meio ambiente e da sustentabilidade."
Paulo Mesquita
Engenheiro Eletricista - Fundador
Como funciona o sistema de energia solar?
É um sistema capaz de gerar energia elétrica
através da radiação solar. Os painéis fotovoltaicos, fazem a conversão de luz solar para eletricidade. A luz solar é composta de partículas de energia solar (fótons). Essas partículas possuem diferentes quantidades de energia, dependendo do comprimento de onda do espectro solar. O material dos painéis fotovoltaicos exibem propriedades que proporcionam um efeito conhecido como ‘efeito fotovoltaico’ que os faz absorver partículas de energia solar, e libertar elétrons. Quando estes elétrons são capturados, a corrente elétrica pode ser usada como eletricidade. A corrente que se cria nos painéis, ainda não está pronta para uso já que a grande maioria dos aparelhos domésticos utiliza corrente alternada, e a corrente gerada pelos painéis solares, é corrente contínua. Torna-se necessário por isso utilizar um inversor de corrente. (CC/CA).
Como funciona a sustentabilidade?
O Sol provê calor e luz e aproveitar sua energia ao máximo, contribui para a sustentabilidade. O sol é fonte de energia renovável*, natural, limpa, disponível e infinita! Não emite gases de efeito estufa, que contribuem para o aumento da temperatura da Terra, não gera resíduos e, em geral, substitui um combustível fóssil poluente, caro e escasso.
Geração Distribuída
A geração distribuída pode ser definida como uma fonte
de energia elétrica conectada diretamente à rede de
distribuição ou situada no próprio consumidor. No
Brasil, a definição de GD é feita a partir do Artigo 14º do
Decreto Lei nº 5.163/2004
Geração Compartilhada
A Geração Compartilhada é uma das modalidades da Geração Distribuída, criada pela ANEEL na Resolução Normativa 687/2015 e responsável por possibilitar o compartilhamento de energia de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (CPF ou CNPJ) que estejam na mesma área de concessão ou permissão. Geralmente são feitas usinas de solo grandes para esse objetivo, gerar energia e vender.
Sistemas
Off Grid
Em sistemas isolados faz-se o uso de baterias para armazenar a energia produzida durante o dia, para ser utilizada a noite.
Geralmente são usadas em comunidades isoladas
On Grid
Energia sem subsídios e sem baterias, a rede elétrica passa a agir como baterias, recebendo a energia solar distribuída durante o dia e devolvendo a noite.
As nossas hidroelétricas funcionarão como acumuladores e teremos um sistema inteligente.
Existe possibilidade de fazer uma rede de energia fotovoltaica, conectando vários pontos.